• Laura Gris

Tema 14/50: Virtual X Presencial: distintos ou complementares?

Ah! Não… De novo, não

Desde o dia 21 de janeiro, participo de uma iniciativa A Educação a Distância no Contexto Atual: 50 temas e 50 dias online. A ideias é ter 50 dias de debate online, as contribuições serão compiladas e selecionadas e-book. Essa iniciativa é um projeto do Grupo A, a ABED e o Guia EAD Brasil. Vou compartilhar minhas impressões sobre os temas, por aqui. Ótimos 50 dias para nós. A apresentação do tema 14 é: Virtual e presencial: distintos ou complementares? Estamos passando por uma crescente oferta de cursos híbridos, a legislação do Ensino Superior já aprova cursos presenciais com 40% EAD, cursos EAD com 30% presencial… e muitos professores presencial são também professores on-line. Por experiência, há como definir se são trabalhos distintos ou complementares? E se uma opção tivesse que ser feita, qual das duas atividades você optaria? Por qual motivo?

Esse tema tem respostas rápidas e diretas.

Online e presencial são mais que se complementam, eles são simbióticos.

Não! Não há como escolher entre um ou outro. Eles coexistem e, só assim, promovem o aprimoramento da experiência de aprendizagem.

Mesmo com respostas rápidas, eu não poderia deixar de levantar novamente a questão do “virtual” como aquilo que não é real. Abandonemos espaços virtuais, ambientes virtuais, professores virtuais e sejamos REAIS.

Lembre-se: podemos ser reais mesmo via web! Podemos nos tornar reais em chats, vídeos, textos, fóruns… É essa nossa atitude real, online ou não, que nos transformará em educadores criadores de experiências de aprendizagem positivas! =)

post scriptum:

A resposta ficou menor que a introdução do tema. Mas é difícil ficar discutindo sobre o que veio primeiro: se o ovo ou a galinha =/

#EAD #Educação #EducaçãoOnline

0 visualização

© 2019 por AntBuzz - Porque somos humanos

  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone LinkedIn