- Laura Gris
Hoje é dia do Skate
O skate já é quarentão: nasceu nos anos de 1960, na Califórnia, inventado pelos surfistas locais. Eles fizeram das piscinas vazias numa época de seca fonte de diversão.
Cinco anos depois, já existiam competições. E aí foram batizadas as manobras e o esporte foi se tornando profissional e praticado também nas ruas, por amadores de todas as gerações seguintes.
3 de agosto é Dia do Skate, em todo o Estado de São Paulo e em várias outras cidades do Brasil. A relação dos skatistas com o espaço urbano é contraditória: as cidades servem de espaço para manobras radicais mas, ao mesmo tempo, pode se tornar risco de tragédias – como a ocorrida no mês passado, que terminou com a morte de Rafael Mascarenhas.
Além de discutir a (falta de) segurança entre os amadores, o Limão conversou com Sandro Dias, o Mineirinho, um dos nomes mais importantes do esporte no Brasil – que já recebeu por duas vezes a Megarampa (maior pista do mundo, com 107 metros de extensão e 27 de altura).
E, ainda, uma playlist com o som que faz a cabeça da moçada do skate, fotos de shapes interessantes e dica de uma exposição sobre o tema que abre esta semana em São Paulo. Divirta-se 😉
Veja mais aqui.