• Laura Gris

Ferramentas para jornalistas

Jornalismo 2.0

do Blog Circuito Integrado

O Centro Knight Para o Jornalismo nas Américas, dirigido pelo brasileiro Rosental Calmon Alves, lançou a versão on-line do guia de cultura digital para jornalistas. “Jornalismo 2.0 – Como Sobreviver e Prosperar”, escrito pelo jornalista Mark Briggs, está disponível em português, espanhol e inglês, no formato PDF, gratuitamente. Faça o download aqui.

O livro começa com explicações sobre as principais características da internet e os conceitos básicos sobre tecnologia _como funcionamento de eletrônicos feito iPods, MP3 players e celulares _e suas implicações no exercício do jornalismo.

Em seguida, Briggs discorre sobre uma nova maneira de fazer reportagens _ em que o jornalista torna seus textos mais participativos e abertos ao leitor. O livro ensina ainda a criar um blog, gravar um podcast, produzir e editar um vídeo. Tudo para ajudar o jornalista 2.0, que tem que ter múltiplas habilidades.

No prefácio, o jornalista Phil Meyer resume o tom do livro: “A velha máxima de que ‘um bom repórter é bom em qualquer lugar’ já não é mais tão convincente. Necessitamos de bons repórteres capazes de manejar as ferramentas apropriadas para situações sujeitas à mudanças constantes. Em ambientes como estes, profissionais com habilidades múltiplas serão muito procurados… Um bom repórter será redefinido como aquele que é suficientemente bom em qualquer veículo de comunicação”, diz.

0 visualização

© 2019 por AntBuzz - Porque somos humanos

  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone LinkedIn