• Laura Gris

Da série “Coisas que vão mudar a sua vida” – Formiga sabe diferenciar árvore onde



DO “NEW YORK TIMES”, na Folha.com

As formigas sabem de longe qual é a árvore onde vivem, e pesquisadores estudam como elas fazem a distinção de uma planta estranha da sua natural.

As formigas da espécie Pseudomyrmex triplarinus vivem em profundos canais nos caules e troncos das árvores Triplaris americana, onde conseguem se abrigar e obter açúcar, gordura e proteína fornecidos pela árvore.

Como recompensa, elas picam os animais que tentam comer as folhas das árvores e afastam plantas de outra espécie que crescem perto delas.

Os cientistas, que trabalham no Peru, descobriram que as formigas expurgaram mudas que brotavam próximo às suas árvores e também removeram de 80% a 100% das folhas estranhas experimentalmente fixadas ao tronco, comparando-se com apenas 10% a 30% das folhas da T. americana.

Ao tratarem tiras de papel absorvente com extratos de cera de três substâncias diferentes –da folha da T. americana, de uma espécie bem próxima, a T. poeppigiana_ e de solventes puros como controle –, eles perceberam que as formigas atacaram as tiras de controle com mais frequência do que as outras duas.

Isso sugere que as formigas conseguiram, em um nível considerável, reconhecer o extrato independentemente da forma ou da textura do material que carregavam.

“Essas formigas são muito protetoras de sua árvore acolhedora”, diz Jorge M. Vivanco, um dos autores do estudo e professor de biologia da Universidade Estadual do Colorado.

“Não importa se é humano, animal, um inseto ou outra planta; elas vão atacar. A forma como conseguem diferenciar a árvore acolhedora de outros tipos de plantas é a principal contribuição para este estudo”, comenta.

Detalhes da pesquisa estão na edição deste mês do jornal “Biotropica”.

0 visualização

© 2019 por AntBuzz - Porque somos humanos

  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone LinkedIn